sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

EDUCAÇÃO INCLUSIVA



Neste semestre fiz estágio em uma turma da EJA. Nesta turma havia três alunos de inclusão e, constatei que também na Educação de Jovens e Adultos há muitas dificuldades de realmente incluir os alunos com necessidades educacionais especiais.
A escola, muito engajada em incluir, mas fica a cargo do professor buscar subsídios e diferentes maneiras de incluir o aluno nos temas e atividades comuns a todos e também trabalhar com as diferenças cognitivas e motoras de cada educando que necessitar.
Acredito que cada escola deva ter um profissional que lide exclusivamente com as questões de inclusão, pois, orientação e outros apoios já estão sobrecarregados na maioria das escolas. A escola necessita de alguém especializado em inclusão, que possa dar apoio pedagógico e orientações ao professor e também ao educando com necessidades especiais.
A questão não é somente incluir os educaandos na escola regular, é garantir que estes adquiram conhecimentos, socializem-se e preparem-se para o mercado de trabalho.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Eliane:

Aqui fizeste também boas reflexões. Mas na próxima, para que a postagem fique completa, não esqueça de trazer a teoria junto às tuas ideias, ok?

Grande abraço, Anice.