quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

LUDICIDADE NA IDADE MÉDIA

Até o final da Idade Média a sociedade estreitava seus laços coletivos e se sentiam unidos, jogando, dançando, cantando, recitando poesia, enfim, se divertindo.
A rua era o lugar onde os encontros aconteciam. As manifestações eram religiosas, culturais ou de negócios. Todos os acontecimentos aconteciam na coletividade.
O lúdico faz parte da vida. Da vida do homem e de outros animais. Mas na correria de hoje em dia reservamos pouco tempo para o lazer. O que deveria ser diário, reservamos para os finais de semana ou adiamos para as férias. Os textos me fizeram refletir sobre o pouco tempo que eu tenho de lazer, sempre deixo para depois.Ainda bem que gosto do meu trabalho e me divirto bastante com meus alunos. Sempre brincamos.Digo brincamos, porque brinco mesmo com eles. Participo de todos os jogos e brincadeiras.Um dia uma aluna trouxe um jogo e disse que eu poderia levar para casa e jogar no final de semana.
Tal qual na idade média, ainda as manifestações coletivas são as mais prazerosas, como o carnaval, jogos de futebol, shows,etc. Estas manifestações, na maioria das vezes, são na rua, dando sentimento de liberdade.Por isso, é tão importante que as crianças brinquem na rua.

Nenhum comentário: