domingo, 9 de dezembro de 2007

ESCRITORES DAS TURMAS 11 E 12













Meus alunos, das turmas 11 e 12, escreveram e ilustraram seus livros. Também reciclaram papel para a capa dos destes.
Durante este ano letivo, quando os alunos chegavam às 8 horas da manhã na escola, com carinhas de sono eu dizia que eles vinham abraçado no bicho preguiça.
Eles achavam muito engraçado, traziam conhecimentos, de que já haviam visto um bicho preguiça na televisão, fantasiavam muito. Ás vezes me pediam que tirasse o bicho preguiça deles. Nos divertimos muito com essa história.
Então, quando propus que escrevêssemos um livro coletivo, eles sugeriram que fosse sobre o bicho preguiça que vinha abraçado nos alunos da turma 11.
Todos contribuiram na autoria da história, nas ilustrações e na reciclagem do papel para a capa.
A turma 12 por sua vez escreveu o livro "Dona Bezerra da Turma 12", porque, um dia eu usei a expressão: "está pensando na morte da bezerra. Eles acharam engraçado, mas não entenderam. Me perguntaram o que era bezerra e, como já estava no final da aula eu pedi que perguntassem em casa o significado.
No outro dia um aluno nos disse que bezerra era uma vaca nanica e que qem falava esta frase eram os velhos. Rimos muito e eles passaram a usar essa expressão. Também quando eu queria um pouco de silêncio eu dizia: Vamos pensar na Bezerra.
E, quando a proposta do livro surgiu. O primeiro personagem que lembraram foi a bezerra.
Os livros ficaram excelentes, muito criativos.
As obras foram expostas, recentemente na Feira Cultural da escola.
Os alunos ficaram muito orgulhosos com os elogios que receberam dos visitantes.
Tudo isso faz parte de um processo. Leio todos os dias para eles e falo dos autores.
Isto foi uma sementinha para que meus alunos gostem de ler escrever.



Nenhum comentário: