sábado, 30 de outubro de 2010

EDUCAÇÃO PARA TODOS



"Art. 1º A presente Resolução institui as Diretrizes Nacionais para a educação de
alunos que apresentem necessidades educacionais especiais, na Educação
Básica, em todas as suas etapas e modalidades.
Parágrafo único. O atendimento escolar desses alunos terá início na educação
infantil, nas creches e pré-escolas, assegurando-lhes os serviços de educação
especial sempre que se evidencie, mediante avaliação e interação com a família e
a comunidade, a necessidade de atendimento educacional especializado..
Art. 2º Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às
escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades
educacionais especiais, assegurando as condições necessárias para uma
educação de qualidade para todos..( Resolução CNE - CEB Nº 2, de 11 de fevereiro de 2001. - Conselho Nacional de Educação - Câmara de Educação Básica. Interdisciplina: Educação de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais - B - ROODA - PEAD - UFRGS).


As leis da educação asseguram uma educação de qualidade para todos, afirmando que as escolas devem organizar-se para receber os alunos com necessidades educacionais especiais, mas a realidade é outra, a maioria das escolas não têm sequer uma rampa para a locomoção de seus alunos cadeirantes.
Há muito o que fazer para que as escolas possam dar, realmente, uma educação adequada a alunos deficientes físicos. Já presenciei uma escola não poder matricular um aluno cadeirante por não ter rampa no portão e na entrada das salas de aula e por aí vão a a falta de estrutura, a exemplo de portas mais largas nas salas de aula, banheiros adaptados, classes, etc..
Os recursos pedagógicos também são poucos, assim como a preparação dos professores. Outro problema enfrentado nas escolas é a falta de monitores para ajudar os educandos deficientes em sua locomoção, ir ao banheiro, alimentar-se e outras ajudas necessárias a estas crianças ou jovens.
Aqui no Município de Gravataí, contamos com monitores para ajudar os alunos com necessidades educacionais especiais, mas sei que em muitas cidades isto não acontece, apesar da lei assegurar isto.
Acredito que a comunidade escolar possa mudar esta realidade, buscando e exigindo seus direitos de cidadãos. Pais de alunos com deficiência devem cobrar o que assegura a lei, pois, ainda, segundo a Constituição Nacional Vigente, todos têm direito à educação e cabe aos governantes adequar e adaptar às escolas para receber os educandos especiais, conforme suas necessidades e limitações.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Eliane:

Trouxeste um assunto bem delicado. O "buraco" é bem mais embaixo.. não é apenas a falta de estrutura física que existe, mas também o despreparo dos profissionais. A comunidade em geral deveria apoiar mais este tipo de mudança e exigir dos órgãos do poder estas alterações.

Grande abraço, Anice.