domingo, 24 de outubro de 2010

DIVERSIDADES E PERSONALIDADE




"Quando, seja devido a uma infância infeliz ou por circunstâncias sociais difíceis, a identidade pessoal, apresenta certo vulto de confusões de papéis - ou seja - um senso de não saber o que se é, nem daquilo que se faz parte, nem de com quem se está". ( ELKIND, David - Diálogo 11 (1), 3 - 12, 1978 - As Oito Idades do Homem, segundo Erik Erikson - Interdisciplina: psicologia da Vida adulta - B - eixo 5 - PEAD - UFRGS).

Este parágrafo nos traz a a confusão que o adolescente sofre por ter tido uma infância infeliz, a crise de identidade, tão comum nesta fase da vida, pode ser agravada se em suas fases anteriores não for aceito em suas famílias e em outras sociedades. Saber a que se faz parte é um grande passo para se firmar uma identidade baseada em respeito e amor próprio e respeito pelo outro.
A criança com necessidades eespeciais sofre muitos preconceitos, estes muitas vezes das famílias, familiares, vizinhança e em outras convivências, a exemplo da convivência com colegas de escola.
Segundo Erikson, o homem adulto sadio psiquicamente, depende de uma infância e adolescência marcada pela aceitação e carinho de quem os cercam.
Acredito numa sociedade onde todos convivam e se respeitem em suas diferenças e limitações, onde a solidariedade e a cooperatividade faça parte em todos seus pertencimentos. Mas, para que isto aconteça, é preciso que se eduque todas as crianças para que vejam nas diversidades, apenas diferenças e não inferioridade.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Eliane:

Estás no caminho certo! Encontraste e inseriste aqui materiais de várias interdisciplinas que podes utilizar em teu TCC. Juntamente a isto, estás também te apropriando e argumentando. É este mesmo o propósito. As citações estão ok (embora seria importante também colocar o ano da citação de Erikson).

Grande abraço, Anice.