domingo, 27 de junho de 2010

TEATRO





Nos primeiros semestres do PEAD, tivemos a interdisciplina das artes, que nos deu aportes teóricos e técnicas para desenvolvermos com nossos alunos.
Eu sempre gostei de criar peças teatrais e encenar com meus alunos e este ano resolvemos encenar uma peça para homenageqar ás mães.
A peça foi escrita baseando-se em um texto que li em um livro didático e contei a meus alunos. O título do texto era "Mamãe não Faz Nada".
Então, baseados nesta história criamos as falas e os personagens. Cada aluno teve um personagem e os papéis foram sorteados, conforme sugestão dos próprios alunos, já que todos queriam encenar o papel da mãe ou do pai.
Os ensaios aconteceram de forma esperada, com discussões, ansiedades, erros e acertos. Mas no final tudo deu certo. A peça foi muito aplaudida e elogiadada pela comunidade escolar.
A história da peça fez com que os alunos refletissem sobre suas criações nas falas, onde retratava a falta de valor que a sociedade e a própria família dá á mãe, seja ela dona de casa ou que trabalha fora, cumprindo uma dupla jornada.
Então, além de expressarem-se nas artes cênicas, os educandos usaram suas criatividades criando as falas e personagens e tiveram a oportunidade de pensar e discutir sobre o papel da mãe e da mulher na sociedade.
Ao final da apresentação eu, que queria presentear às mães, fui presenteada e surpreendida com uma homenagem que os alunos e às mães destes, me prestaram, cantaram uma música muito linda e não muito conhecida. Fui professora dos alunos desta turma na primeira série e por isto escolheram uma música que dizia mais ou menos assim :" Professora, tu que me ensinou a ler, agora me ensina a escrever Te Amo".
Adorei homenagear e ser homenageada e só postei agora, porque fiquei esperando que me enviassem fotos da peça.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Eliane:

Fizeste bem em optar pelo teatro como forma de aprendizagem, pois além de oportunizar que os alunos se expressem de forma dinâmica e interativa, foi possível trabalhar também o lado criativo deles.

Grande abraço, Anice.