segunda-feira, 21 de junho de 2010

Projeto Copa do Mundo de Futebol




Nos últimos dias a escola desenvolve o Projeto Copa do Mundo, juntamente com o Projeto da Festa Junina.Mas, o Projeto da Copa chama muito mais atenção dos alunos. Além de estar na mídiafutebol sempre chama muita atenção dos alunos da escola e na minha turma não é diferente, já que a a maioria dos educandos, incluindo as meninas, adoram jogar futebol e se interessam muito pelos times gaúchos e brasileiros. A euforia que toma conta dos torcedores do Mundial, faz com que os alunos torçam e se interessem por saber mais sobre os times dos países que estão competindo.
E, aproveitando o interesse dos alunos, já trabalhamos sobre etnias, localização dos países, bandeiras e principalmente sobre a África do Sul, pois os educandos têm grandes curiosidades sobre os países que estão competindo na Copa do Mundo de Futebol.
Sempre aproveito os acontecimentos para desenvolver minhas aulas, pois quando os alunos se interessam acontece o verdadeiro aprendizado.

“É na realidade mediatizadora, na consciência que dela tenhamos, educadores e povo, que iremos buscar o conteúdo programático da educação. O momento deste buscar é o que inaugura o diálogo da,educação como prática da liberdade." (FREIRE, 2005)


Diante desta fala do Mestre Paulo Freire, que me inspiro a sempre ouvir meus alunos, conhecer suas realidades e suas espectativas para as aulas, fazendo a mediação entre os interesses dos educandos e os conteúdos obrigatórios, sempre dentro de contextos que interessem a todos.
Meus alunos falam muito na vuvuzela e na alegria do povo africano, então, resolvemos pesquisar sobre os instrumentos daquele país e confeccionamos um ganzá, com copos de iogurte, colando suas aberturas depois de colocarmos pedras dentro e usaremos nos dias em que o Brasil jogar, animando o ambiente. O verdadeiro ganzá é feito com cuias e sementes em seu interior.
Os alunos também confeccionaram a bandeira da África,usando TNT e cola.
Nossa sala está decorada com as cores do Brasil, bandeira do Brasil e da África, com o mascote Zakumi e até mesmo as bandeirinhas da Festa foram confeccionadas em verde e amarelo.
É um momento rico e abre um leque de curiosidades e temas a serem estudados, conforme o intersse dos alunos, que todos os dias trazem informações obtidas na mídia, sobre o país sediador da Copa, assim como dos outros países participantes.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Eliane:

Descreveste o projeto, mas faltaram as reflexões. Lembre-se que podes trazer trechos de teóricos para auxiliar teu posicionamento costurando com tua prática ou trazer exemplos do teu dia-a-dia que suscitaram aprendizagens, certo? Sugiro que refaças a postagem.

Grande abraço, Anice.