terça-feira, 24 de novembro de 2009

PRODUÇÃO TEXTUAL NAS SÉRIES INICIAIS


O texto, "Coesão e Coerência em Textos Escritos Iniciais: reflexões, Vidal, Silveira, 2005, me fez sentir apoiada, pois as argumentações dos autores em dar importância para a coesão e coerência dos textos infantis do que, preocupar-se com a ortografia e pontuação dos mesmos.
Ainda assistimos em nossas escolas, educadores que rabiscam a autoria dos alunos, que, posteriormente, se sentem incapazes e inseguros em produzir textos e, isto se refletirá nas séries finais do Ensino Fundamental.
O educando deve se sentir livre em suas produções textuais, tanto na oralidade como na escrita, pois se ele conta uma história, como criança que é, postará seus conhecimentos prévios, seus pertencimentos e suas fantasias e aos poucos perceberá que necessita de coesão e coerência, para que os ouvintes e leitores compreendam sua mensagem. A ortografia e pontuação é muito importante em um texto, mas tudo tem seu tempo e, certamente, se sentirem prazer em escrever e ler, sentirão a necessidade de escrever corretamente.

2 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Com certeza, Eliane!

Primeiro os alunos tem que sentir segurança e apoio em suas produções para depois, com mais ânimo, passarem para a fase de correções.

Abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Eliane:

Quero te desejar um bom início de semestre!

Com certeza, será de grandes desafios e construções.

Nos vemos dia 23/03.

Grande abraço, Anice.