sábado, 31 de outubro de 2009



O conceito de EJA segundo o Parecer CEB no 11/2000:

“ ... a Educação de Jovens e Adultos (EJA) representa uma dívida social não reparada para com os que não tiveram acesso a e nem domínio da escrita e leitura como bens sociais, na escola ou fora dela, e tenham sido a força de trabalho empregada na constituição de riquezas e na elevação de obras públicas. Ser privado deste acesso é, de ato, a perda de um instrumento imprescindível para uma presença significativa na convivência social contemporânea"


O Brasil tem uma dívida social para com jovens e adultos que não puderam ou não tiveram oportunidade de frequentar o ensino regular na faixa etária convencional.. Os dados apontam que muitos jovens e adultos nubca frequentaram a escola.Por isso, é dever do EJA oportunizar aos jonvens e adultos, o retorno aos estudos, onde o educando possa buscar mais que "ler e escrever".
Paulo Freire diz que devemos respeitar o universo dos educandos. Isto significa prestar atenção no aluno, lhe dar valor, pois o jovem e adulto já tem uma caminhada e faz uso da fala, escrita e leitura em sua vida, mesmo não decifrando códigos. E é à partir do que o aluno traz e já sabe que devemos prosseguir. Cada educando tem sua história e trajetória, por isso a importância que damos aos seus conhecimentos é fundamental para sua auto estima. Muitos alunos do EJA chegam à sala de aula, cansados de um dia de trabalho, buscam ali conhecimentos e também a valorização de seus esforços. E se, a aula não for significativa, certamente acharão algo mais importante para fazerem, evadindo-se da escola. Acredito que se o educando gostar, achar significado e utilidade para o que aprende e mais ainda, ser parte e tomar parte de sua própria educação e a do outro, não desistirá de buscar conhecimentos.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Eliane!

Para trabalhar com o EJA não basta apenas passar conhecimento. É necessário entender a realidade dos alunos; ter empatia e sensibilidade com estes. É necessário vir com conteúdos que dão sentido aos alunos para que as aprendizagens ocorram verdadeiramente, não é mesmo?

Abraço, Anice.