sábado, 21 de junho de 2008

MEMÓRIAS E EDUCÇÃO



A disciplina de Estudos Sociais não foi muito significativa para mim nos primeiros anos escolares. Lembro apenas que pintava mapas, cantava o Hino nacional e do Rio Grande do Sul e decorava capítulos e capítulos de livros didáticos de história e geografia. Somente na sétima e oitava séries, descobri o porquê de estudar história e geografia, a relação e as conseqüências destes aprendizados em nossas vidas e no meio em que estamos inseridos. As aprendizagens passaram a ter significados quando incentivada a agir sobre meus conhecimentos, por um professor, passei a me sentir parte da sociedade que estudávamos.

O ensino dessa e de outras disciplinas não deve ser decorado para que o aluno responda a uma série de perguntas, mas para que ele pergunte. O aluno deve interpretar os fatos históricos, debatê-los e poicionar-se com suas opiniões a respeito e não simpesmente aceitar o que está escrito nos livros didáticos, com fotos de ilustres cidadãos como heróis. os alunos devem perceber-se como agentes sociais que fazem parte da sociedade e da história.

Quero que meus alunos sejam transformadores dessa sociedade, que construam um novo mundo, por isso incentivo-os a se posicionarem nas diversas situações de nossa sociedade.

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