
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE

domingo, 19 de outubro de 2008
MARX E A EDUCAÇÃO

domingo, 12 de outubro de 2008
APRENDIZAGEM DO JOVEM E ADULTO

Na minha trajetória como estudante até aqui, os aprendizados que me vêm à memória são aqueles em que eu vivenciei, fiz parte, interagi e agi sobre o meu próprio conhecimento, assim como aqui no curso, onde pratico o que aprendo. Não me lembro de ter aprendido nada, quando adolescente, copiando imensos textos para responder a inúmeras perguntas. E é com essa experiência que procuro dar sentido e prazer aos conteúdos nas minhas aulas.
Minha experiência de professora de jovens e adultos se deu no período de um ano em um acampamento do MST, uma experiência e uma aprendizagem inesquecível.
GESTÃO DEMOCRÁTICA

Em uma gestão democrática toda a comunidade escolar atua efetivamente nas decisões a serem tomadas na escola, desde a discussão de onde investir os recursos recebidos como para participar em reuniões pedagógicas.
domingo, 21 de setembro de 2008
TIPOS E DOMINAÇÃO

terça-feira, 9 de setembro de 2008
CONCEITOS ESTRUTURANTES

A realização dos quadros de conceitos estruturantes me fez refletir sobre a idéia errada que temos de diversos termos, como neoliberalismo, globalização, entre outros, termos estes que nos chegam todos os dias através da mídia e que se tornam aceitáveis e comuns, livres de contestações ou discussões, seja por comodismo ou por falta do verdadeiro entendimento. Aprendi bastante com esta atividade.
domingo, 24 de agosto de 2008
SER ADULTO

Construímos diariamente nossa maturidade através de experimentações de novas situações que nos cobram uma decisão ou uma posição. Ser adulto é buscar em nossas experiências razões para escolher o que julgamos certo ou oportuno.
Tornamo-nos adultos, quando realmente, aprendemos que podemos ser responsáveis por nós mesmos, deixando para trás a idéia de que outras pessoas têm essa função ou obrigação.
Ser adulto é muito difícil, já dizia Peter Pan, no clássico livro de Barrie, pois implica em muitas responsabilidades, nos coloca em situações que nos exige fazer escolhas e a lidar com perdas e frustrações. por isso em situações conflitantes, rogamos que aconteça uma mágica.
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
ORGANIZAÇÃO DO TEMPO
http://https://www.ead.ufrgs.br/rooda/rooda.php
domingo, 10 de agosto de 2008
EXPECTATIVAS PARA O EIXO V

Espero que neste semestre tenhamos prazos maiores para as postagens das atividades, pois não há qualidade nas atividades que se faz sobre pressão, visando apenas datas.
Neste semestre pretendo organizar melhor meu tempo para os estudos, fixando horários e dias, para que a minha vida pessoal e profissional não fique prejudicada, como ficou no semestre anterior, onde tive, que nos últimos meses, dedicar todo e qualquer tempo livre da escola para a elaboração das atividades do PEAD.
E por fim, espero que este semetre seje prazeroso, pois só assim aprenderei.
domingo, 22 de junho de 2008
CICLOS DA NATUREZA - ESPAÇO E TEMPO

sábado, 21 de junho de 2008
MEMÓRIAS E EDUCÇÃO

A disciplina de Estudos Sociais não foi muito significativa para mim nos primeiros anos escolares. Lembro apenas que pintava mapas, cantava o Hino nacional e do Rio Grande do Sul e decorava capítulos e capítulos de livros didáticos de história e geografia. Somente na sétima e oitava séries, descobri o porquê de estudar história e geografia, a relação e as conseqüências destes aprendizados em nossas vidas e no meio em que estamos inseridos. As aprendizagens passaram a ter significados quando incentivada a agir sobre meus conhecimentos, por um professor, passei a me sentir parte da sociedade que estudávamos.
O ensino dessa e de outras disciplinas não deve ser decorado para que o aluno responda a uma série de perguntas, mas para que ele pergunte. O aluno deve interpretar os fatos históricos, debatê-los e poicionar-se com suas opiniões a respeito e não simpesmente aceitar o que está escrito nos livros didáticos, com fotos de ilustres cidadãos como heróis. os alunos devem perceber-se como agentes sociais que fazem parte da sociedade e da história.
Quero que meus alunos sejam transformadores dessa sociedade, que construam um novo mundo, por isso incentivo-os a se posicionarem nas diversas situações de nossa sociedade.
TEMPO E ESPAÇO

quinta-feira, 19 de junho de 2008
SOFTWERE EDUCATIVO

terça-feira, 17 de junho de 2008
REPRESENTAÇÃO DA NATUREZA

Quando pedi que meus alunos do primeiro ano representassem a água, três deles desenharam uma garrafa pet. Nossas crianças estão vendo a água como algo que se compra para consumir. É preciso desconstruir essa idéia, pois os seres humanos, além de não se sentirem inseridos na natureza, sentem-se superior e por isso a exploram.
domingo, 15 de junho de 2008
PERGUNTAS
COMO MEUS ALUNOS REPRESENTAM O MUNDO

quarta-feira, 11 de junho de 2008
NUMEROS EM NOSSAS VIDAS

domingo, 11 de maio de 2008
SERIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

domingo, 4 de maio de 2008
TECENDO NOSSA HISTÓRIA

A História da humanidade não está somente nos livros didáticos e biografias, com fotos de ilustres cidadãos como únicos heóis.Toda sociedade está envolvida na história e é isso que nossos alunos devem perceber. O esino da disciplina de Estudos Sociais e de outras disciplinas não deve ser decorado para que o aluno responda a uma série de perguntas, mas para que ele faça uma série de perguntas, opinoões, dúvidas, hipótese. O aluno deve interpretar os fatos históricos e não simplesmente aceitá-los. Nossas aulas devem ser um lugar de debate, onde o aluno perceba que é agente social, que faz parte e constrói a história da humanidade.
domingo, 30 de março de 2008
INICIO DE SEMESTRE

Que cismas, homem? _ perdido
No mar das recordações,
escuto um eco sentido
Das passadas ilusões.
Que buscas homem? _ Procuro,
Através da imensidade,
ler a doce realidade
das ilusões do futuro.
machado de Assis