quarta-feira, 12 de novembro de 2008

QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE

No aspecto mental e ou emocional é importante destacar as perdas como fator que podem desencadear doenças. A perda da auto-imagem e da auto-estima, aposentadoria, afastamento de atividades sociais, casamento dos filhos, perda de renda, doenças crônicas, perda de familiares, entre outras podem comprometer esta fase da vida. Por isto é importante envelhecer ativamente na sociedade e ter a família próxima, assim como praticar exercícios físicos, que diminmuem a ansiedade, socializam e aumentam a auto-estima, evitando a depressão, muito comum nesta importante etapa da vida. Amor, carinho,atenção e respeito são fundamentais para que os idosos mantenham sua auto-estima e sua dignidade.

domingo, 19 de outubro de 2008

MARX E A EDUCAÇÃO


As relações sociais são muito importantes na teoria marxista, assim como a produtividade do ser humano. Por isto a grande preocupação com a produtividade e com a qualificação de trabalhadores assalariados. Pensava ele que com tempo para a organização social, os trabalhadores poderiam reivindicar seus direitos. É a educação cooperativa e colaborativa, onde todos estão engajados em defender seus direitos e o direito de seus pares. Marx, também sabia que o capitalismo era um “rolo compressor” na grande massa, que precisava se submeter para sua própria sobrevivência, por isto incentivava o trabalho, mas abominava a exploração.

domingo, 12 de outubro de 2008

APRENDIZAGEM DO JOVEM E ADULTO


Cada adulto é um sujeito único e não é por estarem na no estádio operatório formal ou atingirem dezoito anos, que irão aprender da mesma forma. O jovem e adulto tem um acúmulo maior de experiências e conceitos pré- estabelecidos, por isso a relação do professor/aluno deve ser de aprendiz/aprendiz, como nos contribui Paulo Freire.
Na minha trajetória como estudante até aqui, os aprendizados que me vêm à memória são aqueles em que eu vivenciei, fiz parte, interagi e agi sobre o meu próprio conhecimento, assim como aqui no curso, onde pratico o que aprendo. Não me lembro de ter aprendido nada, quando adolescente, copiando imensos textos para responder a inúmeras perguntas. E é com essa experiência que procuro dar sentido e prazer aos conteúdos nas minhas aulas.
Minha experiência de professora de jovens e adultos se deu no período de um ano em um acampamento do MST, uma experiência e uma aprendizagem inesquecível.

GESTÃO DEMOCRÁTICA


A gestão democrática visa à participação efetiva da sociedade nas tomadas de decisões na escola, através de um Conselho Escolar, onde todos os segmentos estão representados e eleitos através do voto. A escolha dos gestores também se dá através do voto de todos os segmentos.
Em uma gestão democrática toda a comunidade escolar atua efetivamente nas decisões a serem tomadas na escola, desde a discussão de onde investir os recursos recebidos como para participar em reuniões pedagógicas.

domingo, 21 de setembro de 2008

TIPOS E DOMINAÇÃO

Para Weber existe três tipos de dominação, que são:DOMINAÇÃO LEGAL: É a dominação baseada em um estatuto, que pode ser modificado. A obediência se dá à regra estatuída e nela também rege quem e que se deve obedecer. Portanto, quem ordena também bedece, tudo está nas leis. Na Dominação Legal a administração é profissional, apenas transmitem regras, sem influências sentimentais ou de livre arbítrio.DOMINAÇÃO TRADICIONAL: É a dominação baseada na crença que os súditos têm no senhor. O senhor é obedecido por sua dignidade própria, santificada por tradição. O que realmente vale é a vontade do Senhor, que age conforme seu prazer, tendo livre arbítrio.DOMINAÇÂO CARISMÁTICA: É a dominação baseada em devoção afetiva. Obedece quem vê nos dominadores alguns tipos de poder, como poder sobrenatural, poder da oratória, poder intelectual ou heroísmo. Obedece-se exclusivamente à pessoa do líder. Na administração por Poder Carismático, o quadro é escolhido por carisma e vocação pessoal. Neste tipo de dominação, a fé é um dever.Encontramos todos estes tipos de dominação na nossa sociedade e fazem parte de nosso cotidiano e nem aumenos percebemos. Vivemos sob a dominação legal, obedecendo á leis. A tradição também é uma forma de dominação que acontece muito nas famílias, onde o pai é o tdo poderoso por mantê-las financeiramente ou simplesmente por ser o marido ou pai. E por fim, a submissão a pastores, padres, demagogos é bastante comum na nossa sociedade.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

CONCEITOS ESTRUTURANTES



A realização dos quadros de conceitos estruturantes me fez refletir sobre a idéia errada que temos de diversos termos, como neoliberalismo, globalização, entre outros, termos estes que nos chegam todos os dias através da mídia e que se tornam aceitáveis e comuns, livres de contestações ou discussões, seja por comodismo ou por falta do verdadeiro entendimento. Aprendi bastante com esta atividade.

domingo, 24 de agosto de 2008

SER ADULTO






Construímos diariamente nossa maturidade através de experimentações de novas situações que nos cobram uma decisão ou uma posição. Ser adulto é buscar em nossas experiências razões para escolher o que julgamos certo ou oportuno.

Tornamo-nos adultos, quando realmente, aprendemos que podemos ser responsáveis por nós mesmos, deixando para trás a idéia de que outras pessoas têm essa função ou obrigação.

Ser adulto é muito difícil, já dizia Peter Pan, no clássico livro de Barrie, pois implica em muitas responsabilidades, nos coloca em situações que nos exige fazer escolhas e a lidar com perdas e frustrações. por isso em situações conflitantes, rogamos que aconteça uma mágica.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

ORGANIZAÇÃO DO TEMPO

A tabela de Organização do Tempo está postada no meu webfolio geral do ROODA.
http://https://www.ead.ufrgs.br/rooda/rooda.php

domingo, 10 de agosto de 2008

EXPECTATIVAS PARA O EIXO V

Chegamos ao eixo V e estamos na metade do curso. Espero que este eixo me enriqueça de saberes e que eu continue construindo aprendizagens de forma cooperativa, que é o objetivo do PEAD. Que meus alunos sejam beneficiados neste semestre, como foram nos semestres anteriores, através das propostas de práticas em sala de aula e de uma constante busca sobre Educação.
Espero que neste semestre tenhamos prazos maiores para as postagens das atividades, pois não há qualidade nas atividades que se faz sobre pressão, visando apenas datas.
Neste semestre pretendo organizar melhor meu tempo para os estudos, fixando horários e dias, para que a minha vida pessoal e profissional não fique prejudicada, como ficou no semestre anterior, onde tive, que nos últimos meses, dedicar todo e qualquer tempo livre da escola para a elaboração das atividades do PEAD.
E por fim, espero que este semetre seje prazeroso, pois só assim aprenderei.

domingo, 22 de junho de 2008

CICLOS DA NATUREZA - ESPAÇO E TEMPO


No filme BALANCE, os habitantes daquele universo dependiam uns dos outros para manter o equilíbrio do sistema, que era a placa. Quando um habitante se movimentava o outro percebia e movimentava-se também para que o equilíbrio mantivesse-se sempre harmônico.
No filme, a ação individual de um habitante, desordenou todo o universo. A caixa não fazia parte do sistema natural daquele planeta, mas o interesse pessoal de um desiquilibrou todo um sistema que anteriormente, vivia de forma harmônica onde todos cooperavam.
O filme nos mostra claramente que os habitantes daquele universo viviam em um ambiente equilibrado, onde todos contribuiam para o bem estar do outro. Porém uma ação individual causou um desequilíbrio naquele sistema de relacionamentos. Assim é na natureza, onde há muitos ecossistemas, um dependendo do outro para que o planeta Terra viva em harmonia. Quando um único ecossistema perde a relação com os outros causa um deequilíbrio ambiental.
Não podemos deixar que interesses econômicos e políticos de uma minoria interfira na natureza causando desequilíbrio e comprometento nosso planeta.

sábado, 21 de junho de 2008

MEMÓRIAS E EDUCÇÃO



A disciplina de Estudos Sociais não foi muito significativa para mim nos primeiros anos escolares. Lembro apenas que pintava mapas, cantava o Hino nacional e do Rio Grande do Sul e decorava capítulos e capítulos de livros didáticos de história e geografia. Somente na sétima e oitava séries, descobri o porquê de estudar história e geografia, a relação e as conseqüências destes aprendizados em nossas vidas e no meio em que estamos inseridos. As aprendizagens passaram a ter significados quando incentivada a agir sobre meus conhecimentos, por um professor, passei a me sentir parte da sociedade que estudávamos.

O ensino dessa e de outras disciplinas não deve ser decorado para que o aluno responda a uma série de perguntas, mas para que ele pergunte. O aluno deve interpretar os fatos históricos, debatê-los e poicionar-se com suas opiniões a respeito e não simpesmente aceitar o que está escrito nos livros didáticos, com fotos de ilustres cidadãos como heróis. os alunos devem perceber-se como agentes sociais que fazem parte da sociedade e da história.

Quero que meus alunos sejam transformadores dessa sociedade, que construam um novo mundo, por isso incentivo-os a se posicionarem nas diversas situações de nossa sociedade.

TEMPO E ESPAÇO


TEMPO e ESPAÇO andam juntos e não tem como seprá-los. E é por isso que se confundem e entrelaçam-se. As estruturação das noções de tempo e espaço fazem-se por etapas, conforme a idade da crianças e através de atividades que as façam perceber-se inseridas e localizadas. São construções mentais que o indivíduo elabora para viver em sociedade.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

SOFTWERE EDUCATIVO


Ao analisar um softwere educativo descobri, ainda que tardiamente, que são realmente educativos. Com eles, as crianças podem adquirir conhecimentos e agir sobre eles de uma forma muito divertida. Brinquei, aprendi e adorei.

terça-feira, 17 de junho de 2008

REPRESENTAÇÃO DA NATUREZA


Quando pedi que meus alunos do primeiro ano representassem a água, três deles desenharam uma garrafa pet. Nossas crianças estão vendo a água como algo que se compra para consumir. É preciso desconstruir essa idéia, pois os seres humanos, além de não se sentirem inseridos na natureza, sentem-se superior e por isso a exploram.

domingo, 15 de junho de 2008

PERGUNTAS


AS INDAGAÇÕES
" A resposta certa, não importa nada, o essencial é que as perguntas estejam certas"
MARIO QUINTANA ( caderno H )

COMO MEUS ALUNOS REPRESENTAM O MUNDO


A criança começa a apropriar-se do conhecimento de espaço desde seu nascimento, pois começa aí a percepção de seu próprio corpo, passando a perceber então, a existência de outros corpos e objetos que a rodeiam.
A percepção de seu corpo delimita o seu espaço e isto é fundamental na formação de sua identidade como sujeito único. Os espaços coletivos também são delimitados para a construção da identidade coletiva, a exemplo da família, escola, etc.
A representação de mundo é feita por meus alunos do primeiro ano, através de desenhos, pinturas e brincadeiras, onde expressam o que percebem, ou seja, oganizam geometricamente as posições de objetos e pessoas. E dessa forma, tentam situar as outras pessoas e objetos em relação a sí mesmo.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

NUMEROS EM NOSSAS VIDAS


Os números nos acompanham durante toda a vida. Nosso cotidiano é muito matemático e às vezes nem percebemos.
Quando acordo, meu primeiro olhar é para o relógio e o dia segue com muitos números.
Plcas de Trãnsito, celular, documentos, endereços, cartões de crédito, extratos bancários, etc. Números que se fazem necessários. Não conseguiríamos viver sem números, somos matemáticos.

domingo, 11 de maio de 2008

SERIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO


Classificar e seiar é um ato natural para as crianças. Basta dar um punhado de objetos e logo vimos eles classificando e seiando, conforme seus tamanhos, cores, formas, etc.
Nos últimos anos tenho trabalhado com turmas do primeiro ano, onde trabalho muito classificação e seiação. Utilizo muitos jogos e sucatas. Costumava aplicar jogos e atividades que já conhecia e buscava novidades com colegas.
E, confesso, apesar de me achar bem criativa, senti muita dificuldade em criar atividades para essa interdisciplina. parece que estava "entranhado" a idéia de pegar o que já estava pronto e apenas fazer lguns ajustes. Agora já me sinto mais à vontade nas minhas criações. Agora ví o quanto essa disciplina me fazia falta e o quanto estou aprendendo com ela. Quando leio os textos vejo que eu não tenho essa base, como aluna e isto me faz falta como educadora.

domingo, 4 de maio de 2008

TECENDO NOSSA HISTÓRIA


A História da humanidade não está somente nos livros didáticos e biografias, com fotos de ilustres cidadãos como únicos heóis.Toda sociedade está envolvida na história e é isso que nossos alunos devem perceber. O esino da disciplina de Estudos Sociais e de outras disciplinas não deve ser decorado para que o aluno responda a uma série de perguntas, mas para que ele faça uma série de perguntas, opinoões, dúvidas, hipótese. O aluno deve interpretar os fatos históricos e não simplesmente aceitá-los. Nossas aulas devem ser um lugar de debate, onde o aluno perceba que é agente social, que faz parte e constrói a história da humanidade.

domingo, 30 de março de 2008

INICIO DE SEMESTRE



Que cismas, homem? _ perdido

No mar das recordações,

escuto um eco sentido

Das passadas ilusões.

Que buscas homem? _ Procuro,

Através da imensidade,

ler a doce realidade

das ilusões do futuro.

machado de Assis