A criança começa a apropriar-se do conhecimento de espaço desde seu nascimento, pois começa aí a percepção de seu próprio corpo, passando a perceber então, a existência de outros corpos e objetos que a rodeiam.
A percepção de seu corpo delimita o seu espaço e isto é fundamental na formação de sua identidade como sujeito único. Os espaços coletivos também são delimitados para a construção da identidade coletiva, a exemplo da família, escola, etc.
A representação de mundo é feita por meus alunos do primeiro ano, através de desenhos, pinturas e brincadeiras, onde expressam o que percebem, ou seja, oganizam geometricamente as posições de objetos e pessoas. E dessa forma, tentam situar as outras pessoas e objetos em relação a sí mesmo.
Um comentário:
Ótima reflexão.
Livro sobre isso que é muito bom, mas precisa de tempo pra ler, porque não é simples: Piaget, Jean. A representação do mundo na criança. Rio de Janeiro: Record, 1926. 318 p.
Tem na Biblioteca da Faced e na livraria Traça na Osvaldo Aranha em Porto Alegre, que é de livros usados, e algumas livrarias como a Saraiva.
Quando puder, boa leitura! ;-)
Abraço
Postar um comentário