terça-feira, 24 de novembro de 2009
O CAPITALISMO PREFERE MENTES E CORPOS DÒCEIS
O capitalismo molda seres humanos, conforme suas necessidades de trabalho, visando apenas lucro e ascensão. Esta moldagem é feita com muita sabedoria, faz com que, os moldados necessitem do trabalho, tornando-se dependentes e que, na maioria das vezes não percebam essa dependência e a ideologia que está por trás das pedagogias escolares e empresariais.
Penso que a escola pode contribuir com uma educação democrática e cooperativa e incentivar para que os educandos participem das decisões do grupo, para que sejam cidadãos que tomam a sua parte na sociedade.
A escola tem grandes responsabilidades tanto em formar trabalhadores dóceis, que apenas produzem como de formar trabalhadores dinâmicos que irão enriquecer o capital, pois saberão trabalhar em equipe, contribuirão com idéias novas e serão competitivos. Ainda atendemos às necessidades do capital em nossas escolas, mesmo que não percebamos. É preciso ficar atentos a toda ideologia que há por trás da pedagogia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá, Eliane:
Gostei bastante da tua observação. É uma reflexão inteligente sobre o quanto, por sermos permeados pelo capitalismo, somos influenciados por este em nossa maneira de pensar.
Abraço, Anice.
Postar um comentário