segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O SER HUMANO BUSCA A INTEGRAÇÃO E REALIZAÇÃO





"No ato mesmo de responder aos desafios que lhe apresenta seu contexto de vida, o homem se cria, se realiza como sujeito, porque esta resposta exige dele reflexão, crítica, invenção, eleição, decisão, organização, ação... todas essas coisas pelas quais se cria a pessoa e que fazem dela um ser não somente “adaptado” à realidade e aos outros, mas "integrado".,FREIRE, Paulo 1921 -
F934c Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire / Paulo Freire; [tradução de Kátia de Mello e silva; revisão técnica de Benedito Eliseu Leite Cintra]. – São Paulo: Cortez & Moraes, 1979 - Interdisciplina: Educação de Jovens e adultos - ROODA - PEAD - UFRGS.


Paulo Freire fala no ato de responder aos desafios, onde o ser humano se realiza e reflete criticamente, assim como desenvolve a criatividade e o faz tomar decisões. Diz que o ser humano além de adaptado à realidade se torna integrado à sociedade.
O ser humano tem a necessidade de se sentir integrado no meio em que vive, de participar, de ser amado e de contribuir nas tomadas de decisões. Então, todos devem ser respeitados em suas diferenças e todos devem participar, mas a realidade é diferente, as pessoas são discriminadas em suas diferenças e limitações e correm o risco de não se realizarem por falta de oportunidades de mostrarem suas competências e integrarem-se de fato em seus pertencimentos.
A busca pela aceitação e integração faz parte da infância e da vida adulta, a exemplo, de adultos que voltam a estudar por não terem tido a oportunidade no tempo regular. No meu estágio, na EJA, tenho três alunos de inclusão, que, mesmo com dificuldades, são os mais dedicados e não faltam às aulas. Ao sentirem-se integrados no grupo, sentem que são capazes e superam-se em suas limitações.
Concluo que a escola deve estar preparada para tornar os alunos com necessidades educacionais especiais, para que se integrem e participem efetivamente da sociedade, superando dificuldades e limitações para se tornarem adultos realizados.