segunda-feira, 31 de maio de 2010

"ESCOLAS QUE SÃO ASAS..."




"Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado, só pode ser encorajado". (RUBEM ALVES)

As escolas devem incentivar e dar recursos para que os educandos busquem, satisfaçam suas curiosidades e uma das maneiras de buscar, de "voar", é a pesquisa na internet. As crianças são naturalmente curiosas e críticas com as respostas dos adultos.E devem ser incentivadas a pesquisar, mas também a questionar a veracidade das respostas encontradas.
Como diz Rubem Alves, "o võo já nasce com a criança" e que não pode ser ensinado, mas proporcionado, encorajado e cabe aos educandos buscar subsídios para que a criança se lance a este inato vôo.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

REAPROVEITAMENTO DE PERGAMINHO




Seguindo o projeto sobre o papel ao longo da história, os alunos descubriram, ao pesquisar na internet e em livros que na antiguidade já era reaproveitado o papiro e principalmente o pergaminho.
O papiro sofria o mesmo prossesso anterior, ou seja, era molhado, prensado, martelado e enrolado novamente para posteriormente ser usado. O pergaminho, que era confeccionado com peles de animais, como ovelha e cabra era reaproveitado, usando-se óleo e resinas de plantas para apagar as escritas e desenhos.
Os alunos acharam muito interessante saber que o papiro e o pergaminho eram reciclados, fizeram a comparação com a atualidade, onde separamos o lixo seco do lixo orgânico, para posteriormente ser reciclado e reaproveitado.
Esta atividade de pesquisa fez com que os alunos comparassem as técnicas de reciclagem e reaproveitamento do papel na atualidade e ao longo da história.
Aprendi, juntamente com meus alunos que se reaproveitava o pergaminho e o papiro, pensando na dificuldade de confeccioná-lo e, no caso do papiro, para preservar a árvore de mesmo nome, de onde vinha a matéria prima.
Então dialogamos sobre como isso se perdeu e os alunos chegaram a conclusão de que as fábricas só querem ganhar dinheiro e é por isto que desmataram.
Sim, os alunos têm razão, fora o capital, o culpado, pois quando usufruía-se da natureza,com o cuidado de não retirar mais do que o necessário, não corria-se o risco de extinção de animais e plantas.
O homem não se sente parte da natureza, se sente superior a ela, por isso, não se preocupa com o futuro da sua própria espécie.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

APRENDIZADOS DE ESTÁGIO




O projeto de estágio que nos remete a descobrir a origen=m do papel, fabricação atual e reciclagem, permitiu que não só os meus alunos, mas que também eu adquirisse muitos conhecimentos. As pesquisas na internet sobre a História do papel nos trouxe aprendizados como a matéria prima do primeiro papel, que se chamava papiro por ser extraído a parte branca e esponjosa do caule de uma árvore chamada papiro e que esta palavra deu origem a palavra papel. Achei muito interessante também saber que os egípcios usavam as fibras naturais do papiro como linhas.
O processo para se obter o papiro pronto para escrever e desenhar era de cortar a parte branca do papiro em finas tiras, que eram posteriormente molhadas, sobrepostas e cruzadas, para depois serem prensadas. a folha obtida era martelada, alisada e colocadas uma ao lado das outras para formar uma longa fita que era depois enrolada.

domingo, 2 de maio de 2010

ESTAGIANDO



O estágio está sendo muito interessante, enriquecedor e transformador para mim e para meus alunos, já que estamos trabalhando com tecnoogias da informática, de forma sistêmica em sala de aula.
A escola não possui Laboratório de Informática, por isto, levo o note para a sala.
Iniciamos com o ligar e desligar, acessar a internet e posteriormente, os alunos digitaram seus nomes em uma lista. esta lista foi imprimida e exposta na sala de aula.
Os alunos se sentem orgulhosos de terem digitado a lista dos componentes da turma, principalmente as crianças que nunca haviam manuseado computadores.
A maioria dos alunos já usaram computadores e muitos deles possuem páginas de relacionamentos como ORKUT e MSN, apesar da pouca idade. Relataram que usam estes sites para se comunicar com amigos e familiares e que os pais aprovam e os ajudam a postar fotos e a usarem outras ferramentas relacionadas.
Dos 20 alunos, apenas 2 disseram ter usado a internet para pesquisar ou auxiliar nos estudos e desconheciam muitos sites de pesquisa, softweres educativos, entre outros sites visitados em uma aula.
Os educandos gostaram de ter computador na sala de aula e descobriram a mídia online como fonte de pesquisa e auxiliar em seus estudos.